Equipa Clínica

image32

Dr. José Santos - Psicólogo Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde

  • José Santos é Psicólogo Especialista e Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses com a Cédula Profissional nº 16497
  • É Mestre em Psicologia Clínica com Especialização em Psicoterapia e Psicologia Clínica pelo Instituto Superior Miguel Torga, em Coimbra.
  • Tem formação complementar em diversas áreas da Psicologia Clínica: Avaliação Psicológica (Exame Psiquiátrico do Estado Mental), Psicologia do Luto, Depressão na Infância, Bullying e Ciberbullying (Prevenção e Intervenção). 
  • Desde 2014 é Diretor Clínico do Atelier de Psicologia - Consultório Privado, onde também exerce como Psicólogo Clínico, tendo experiência clínica no trabalho com crianças, adolescentes e adultos, orientando-se pela Terapia Cognitivo-Comportamental.
  • Entre 2014 e 2017 realizou projetos de intervenção em contexto escolar,  com alunos do Instituto Técnico e Artístico Profissional de Coimbra (ITAP).  
  • Em 2015 foi convidado para o cargo de Diretor de Recursos Humanos na Century 21 Académica, tendo-o exercido durante alguns meses.​​​
  • Em 2016 deu Formação no âmbito da Parentalidade Positiva em Creches e Jardins de Infância.
  • Recentemente concluiu a Especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e começou a exercer funções de Supervisor Clínico de Psicólogos e Psicólogos Juniores.   

image33

Dr.ª Vanessa Azevedo - Psicóloga Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde

  • Vanessa Azevedo é Psicóloga Especialista, certificada com EuroPsy (Certificado Europeu de Psicologia) e Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses com a Cédula Profissional nº 16303
  • É Mestre em Psicologia Clínica com Especialização em Psicoterapia e Psicologia Clínica pelo Instituto Superior Miguel Torga, em Coimbra. 
  • Tem formação complementar em várias áreas da psicologia clínica e outras, nomeadamente  em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais de Terceira Geração, Psicoterapia Infantil, Psicofarmacologia, Avaliação Psicológica (Exame Psiquiátrico do Estado Mental), Psicologia do Luto, Bullying e Ciberbullying, Intervenção Psicológica em Crise, Dilemas na Prática: Tomada de Decisão Profissional (Orientadores), Marketing Pessoal e Profissional. 
  • Desde 2014 trabalha como Psicóloga Clínica no Atelier de Psicologia - Consultório Privado,  tendo experiência clínica no trabalho com crianças e adolescentes, mas sobretudo com adultos, orientando-se pela Terapia Cognitivo-Comportamental e algumas Terapias de Terceira Geração.  
  • No Consultório também agrega as funções de Explicadora de Análise Estatística com SPSS e de Supervisora Clínica de Psicólogos e Psicólogos Juniores.
  • Entre 2014 e 2016 realizou projetos de intervenção em contexto escolar, com alunos do Instituto Técnico e Artístico Profissional de Coimbra (ITAP). 
  • Em 2016 deu Formação no âmbito da Parentalidade Positiva em Creches e Jardins de Infância. 
  • De 2016 a 2018 colaborou como Psicóloga Clínica, na Associação Portuguesa de Medicina Preventiva (APMP), onde esteve integrada em alguns Programas de Ajuda na Recuperação da Depressão, dando consultas de psicologia clínica.
  • Recentemente concluiu a Especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde.
  • Tem um gosto particular pela área da investigação clínica, tendo artigos publicados.

Colaboradoras

Dr.ª Inês Maia - Psicóloga Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, Educação e Psicoterapia

Dr.ª Filipa Azevedo - Socióloga e Mestre em Desenvolvimento e Saúde Global 

Dr.ª Patrícia Jorge - Médica Interna de Psiquiatra

Dr.ª Sandra Osório - Mediadora Familiar

TESTEMUNHOS

"Procurei um Psicólogo porque depois de passar por uma depressão, ainda não me sentia bem, sentia que não conseguia pensar claramente. Confesso que vim, mas estava um pouco séptico, porque não via como falar com uma pessoa estranha me podia ajudar. Mas a verdade é que passado pouco tempo consegui  ver as coisas com muito mais clareza. Até fiquei impressionado com a rapidez com que tudo aconteceu. Hoje em dia consigo ver as coisas de outra maneira, consigo pensar e sinto-me feliz por ter conseguido ultrapassar esta fase da minha vida, e ter aprendido com ela. Só tenho que agradecer por me ter ajudado."

(Testemunho de um paciente do Dr. José Santos)

 "Com o decorrer destes meses tornei-me numa pessoa diferente. As consultas ajudaram-me a aprimorar competências que achava que não tinha. Quando iniciei estas sessões sentia-me bastante perdida e ansiosa com tudo o que me rodeava. Foi bom perceber que sou capaz de respirar e ver a vida de uma forma mais leve. Hoje estou orgulhosa do meu percurso e pretendo utilizar as ferramentas que me foram dadas nestas consultas sempre que a vida não correr como eu tinha planeado. Obrigada por todo este trabalho em equipa. Tenho a certeza que quem sai destas consultas leva sempre uma grande vontade de vencer na vida."

 ( Testemunho de uma paciente da Dr.ª Vanessa Azevedo)  

"O meu percurso trouxe-me até aqui, após ter estado em terapia com outra profissional pelo período de 3 anos. O que me levou à terapia foi ansiedade extrema e ataques de pânico. Após falta de resultados, decidi abraçar um novo terapeuta, com uma perspetiva e assertividade de resolução de problemas mais frontal e moderna. Ao olhar e confrontar diretamente o problema, no espaço de 1 ano melhorei consideravelmente, conseguindo agora continuar por mim e seguir o meu caminho, com uma atitude diferente e mais confiante. A forma como cada consulta é gerida, com visão no presente, levou a que cada pequeno e grande obstáculo fosse superado. Foi a melhor decisão que podia ter tomado e só me arrependo de não a ter tomado 3 anos antes."

 (Testemunho de uma paciente do Dr. José Santos) 

"Todas as palavras vão ser poucas para explicar o quão importantes foram as consultas com a Dr.ª Vanessa. Antes sentia-me triste, ansiosa, perdida mas principalmente sem esperança. Ao longo das consultas fui percebendo o quão pouco me conhecia. Confrontei-me com muitos fantasmas e pensamentos negativos. Ao longo destes meses aprendi a controlar a minha ansiedade social, a ter voz própria e a contrariar o meu cérebro traiçoeiro e negativo. Hoje consigo identificar os sinais de depressão e ansiedade, conheço melhor o meu ritmo. Aprendi a valorizar as pequenas vitórias diárias, o que realmente me faz feliz mas acima de tudo, a aceitar-me. Sinto-me uma versão melhor de mim mesma. Capaz de definir objetivos, escolher as minhas lutas e construir a minha felicidade. Como alguém um dia me ensinou, entre o preto e o branco existem muitas cores interessantes."

( Testemunho de uma paciente da Dr.ª Vanessa Azevedo)